Saber falar em inglês nunca foi tão importante

Conquistar uma carreira sólida sempre foi um dos maiores desafios dos brasileiros. Fazer um curso em uma universidade estrangeira ou aplicar para uma vaga internacional parecem ser impossíveis. A verdade é que existem certos obstáculos que viram enormes barreiras geográficas. A comunicação em inglês é uma delas.

De acordo com pesquisas realizadas em 2021 e apuradas pelo Jornal Nacional, chegaram à conclusão de que quem tem fluência em uma língua estrangeira com diploma de graduação pode receber até 65% a mais e para cargos de diretoria, 90% a mais.

O Brasil se qualifica no ranking de proficiência em inglês como um dos piores países da América do Sul. Ocupamos o 60º lugar, a Argentina está em 30º e o  Chile em 47º. Em 2021 chegamos ao percentual de apenas 5% de brasileiros que falam em inglês e 1% com fluência.

Mas a partir desses dados, um novo cenário se abre bem à nossa frente.

Novas possibilidades para quem quer crescer

A pandemia apesar de seus muitos pontos negativos, ampliou a capacidade de relacionamento e comunicação com profissionais estrangeiros. Empresas começaram a ampliar seu mercado consumidor e agora é possível abrir franquias, trabalhar remotamente e se comunicar com pessoas do mundo inteiro. 

Em 2021 40% das pessoas entrevistadas em pesquisas da 7Waves disseram que têm interesse em aprender em inglês, mas não basta só a vontade. A realização de alcançar a fluência passa por um processo de muita disciplina, mas o resultado é fantástico.

Há também a opção de intercâmbio para os brasileiros que querem ampliar seus horizontes e conhecer novas culturas, de acordo com a hotcources Brasil a vontade de fazer intercâmbio só tem aumentado após a pandemia. 26,2% dos estudantes pesquisados tem vontade de viajar no 2º semestre de 2022 e 27,1% em 2023.

Aprender algo novo sempre abre caminhos para novas esperanças, com o inglês não é diferente. Saber falar, escrever, ler e ouvir podem te levar a viver experiências incríveis. 

Expanda seus horizontes com o inglês WEE e aprenda ainda mais com o material da National Geographic.