Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido: conheça a diferença entre elas

Vamos de curiosidade hoje? Existem muitas pessoas que ficam confusas quando falamos sobre a Grã-Bretanha, a Inglaterra e o Reino Unido, porém aqui você vai descobrir que não são a mesma coisa e que existem diferenças fundamentais entre elas.

Inglaterra 

É uma nação que tem como capital Londres. A Inglaterra, ao longo de sua rica história, conseguiu se destacar politicamente onde conquistou alguns países vizinhos e está à frente do Estado conhecido como Reino Unido. 

Com a Inglaterra no comando, o Império Britânico, no século 19, tornou-se um dos maiores da história, com um território que em extensão equivalente a um quarto do planeta. 

Grã-Bretanha 

Esse é o nome da enorme ilha onde ficam os três países: Inglaterra, Escócia e País de Gales. Ela tem quase 230 mil km 2 de área. Além disso, são quase 1000 km de comprimento do sul ao norte e um pouco menos de 500 km do oeste ao leste. 

Por vezes utilizam o termo Grã-Bretanha para se referir ao Reino Unido, mas não é bem assim, já que um dos países que faz parte da unificação não se encontra nessa ilha.

Saiba mais: aprimore o seu inglês se divertindo em blogs com excelentes conteúdos

Reino Unido

O Estado é formado por quatro países, além dos citados anteriormente – Inglaterra, País de Gales e Escócia – também se encontra a Irlanda do Norte. Tem como chefe de Estado a rainha Elizabeth II e o governo é formado por um primeiro-ministro, escolhido por um Parlamento em Londres. 

Nas questões fundamentais de governo, como a questão econômica, quem coordena é esse Parlamento. Entretanto, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales também possuem assembleias nacionais que podem tratar, de forma autônoma, questões locais, como a saúde, por exemplo. 

Ilhas Britânicas

Aqui falamos de um arquipélago formado por aproximadamente 5 mil ilhas. Sendo as maiores a Grã-Bretanha e a Ilha da Irlanda, onde se localizam a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido e a República da Irlanda, chamada por vezes de Eire e um Estado independente. 

Entre outras ilhas menores, fazem parte do arquipélago Órcades, Hébridas, Man, Shetland e Ilhas do Canal. 

É hora da revisão

Então agora sabemos que a Inglaterra é o maior e mais conhecido país das Ilhas Britânicas. Também existem duas ilhas maiores. Se selecionarmos apenas os países da ilha maior, como a Escócia e País de Gales, temos a Grã-Bretanha, ao incluirmos a Irlanda do Norte temos então o Reino Unido

E se contarmos as ilhas menores ao redor, temos então as Ilhas Britânicas. Bem simples, não é mesmo?

Se você quiser ficar sabendo de mais curiosidades como essa, informações em como aprimorar o seu inglês, não deixe de acompanhar o nosso blog