Se organizar para aprender inglês é fundamental. Além de estudar o idioma na escola ou em aulas online, criar uma rotina de estudos sozinho vai auxiliar a destravar uma nova língua no ano que está só começando.
Um bom plano para estudar inglês pode parecer complexo para algumas pessoas. Para que o idioma não seja uma barreira no seu cotidiano, preparamos um roteiro para seguir treinando em casa.
Quer saber como elaborar um cronograma simples e prático e aprimorar o nível do seu inglês? Então acompanhe este artigo até o final.
Saiba mais: Aprenda a conquistar uma vaga de emprego internacional
Como se preparar para estudar inglês nas horas livres?
Estudar em casa requer um pouco de atenção e esforço dos alunos. Porém, com paciência é possível criar uma rotina que não seja cansativa.
Antes de montar o cronograma de estudos é preciso ter atenção em alguns pontos elencados abaixo.

Organização do tempo
Tente reservar ao menos uma hora do seu dia para praticar o seu inglês. O acúmulo de muito conteúdo para estudar em um momento apenas pode ser prejudicial. Vamos imaginar que você não conseguiu se dedicar na quinta, tirar a sexta para estudar o que ficou para trás e o novo conteúdo não vai ajudar.
Mantenha o foco
Tenha em mente o que você deseja e em quanto tempo quer chegar nesse objetivo. Imagina que você quer, por exemplo, realizar um teste em inglês.
Dessa forma, a meta é ter condições de ler o texto e entendê-lo para conseguir responder às questões. Sabendo desse desafio, você separou 5 meses para essa jornada. Portanto, foque nesse objetivo durante o processo.
É possível aprender o tempo todo
Caso tenha tempo de sobra, que tal estudar um texto? Se estiver no transporte público a caminho do trabalho, ouça um podcast que trata do idioma. Colocar o seu celular ou o e-mail em inglês também pode ajudar no seu desenvolvimento.
Dê passos tão pequenos a ponto de não falhar
Definir a quantidade de tempo que você estudará, além de organizar o mindset para tal objetivo, também será útil para construir um hábito todos os dias de ter contato com o idioma target que você possui. No início, defina tempos tão pequenos a ponto de ser fácil concretizar. Por exemplo, 10 minutos por dia, ao longo de um ano você acumulará bastante aprendizado.
Aprenda a criar o seu cronograma de estudos
Você pode fazer o cronograma da maneira que achar melhor. É possível escolher três vezes por semana, ou até mesmo todos os dias. Isso depende do objetivo que você tem para aprimorar o seu inglês.
Confira abaixo uma ideia para você se desenvolver no idioma.
Segunda-feira/ Monday: dia de leitura
Que tal começar a semana tentando ler um texto de um assunto que você goste? Considere o seu nível e separe uma matéria de um site internacional, um e-book e comece a praticar.
Terça-feira/Tuesday: é hora de ouvir
Sabe aquela música que você começou a ouvir e não sai da sua cabeça? O que acha de se dedicar para prestar atenção nas palavras que você consegue reconhecer?
Você também pode ouvir um podcast para esse treino do seu inglês. O importante é anotar tudo em um caderno ou então no seu computador para as palavras que você não conheça.
Quarta-feira/Wednesday: além de ouvir, é bom falar
Aproveite que na terça você tirou o dia para ouvir e selecione os áudios novamente, mas agora com uma transcrição. Faça a leitura das palavras e frases anotadas para analisar os erros e acertos.
Também é possível marcar algumas frases que tenha alguma dúvida para pesquisar a tradução e repetir da maneira correta.
Uma boa dica é utilizar o app ELSA Speak para aprender fonéticas e melhorar cada vez mais a sua pronúncia no idioma.
Quinta-feira/Thursday: afie a gramática do inglês
Tire o dia para estudar a gramática. Além do seu material de estudos, é possível encontrar facilmente na internet sites que ajudam nesse momento. Alguns exemplos são o Grammar Bytes e o 5 Minute English.
Você pode estudar personal pronouns, verbo to be, time expression, entre outras formas gramaticais em inglês.
Sexta-feira/Friday pratique sua escrita
Lembra do listening? Você pode usá-lo novamente. Leia o texto anotado no começo da semana em voz alta e escreva um texto utilizando essas palavras aprendidas.
Você pode usar um dicionário para essa tarefa. Não se preocupe se o texto sairá perfeito, o importante é praticar.
Mas caso você esteja em um nível mais avançado e quiser aprofundar em correções de escrita, o app Grammarly é um assistente virtual que pode auxiliar bastante no seu avanço.
Sábado/Saturday: estude inglês a sua maneira
No sábado você pode usar a imaginação para aprender inglês. Uma boa opção é assistir um filme ou um desenho. É possível acompanhar com a legenda no idioma target para entender como pronunciar as palavras.
Depois, se desejar, acompanhe a tradução e tire as dúvidas que tiver do vocabulário em inglês.
Um bom insight é de anotar as palavras desconnhecidas e acumulá-las em um flashcard. O mais utilizado no mundo, é o Anki Flash Cards. Disponível para download nas lojas da Google e Apple Store.

Domingo/Sunday: Aproveite para descansar e se divertir
Domingo é aquele dia que as pessoas tiram para relaxar. Aproveite e faça o mesmo. Veja um filme, saia para passear e deixe a mente descansar. Se desejar assistir algo em inglês, tudo bem, o importante é não levar esse momento como um estudo, mas como diversão.
Lembre-se sempre: a repetição é a chave.
Você gostou dessas dicas? Então acompanhe o nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como esse.